.

.

.

Se você quiser compartilhar o que encontrar aqui, fique à vontade. A ideia é exatamente esta: divulgar o tricô, disseminar essa linda arte
manual. Honestamente, eu me sentirei lisonjeada.


Apenas peço que mencione a fonte e coloque o link do post ou do blog. Obrigada!


21 de setembro de 2011

SAPATINHO EM PONTO PICOT DE TRICÔ


Esse sapatinho é muito rápido!

O modelinho com picot em crochê foi divulgado pela Zezinha (blog Zezinha Cantinho da Zezinha), lá no Facebook, no grupo Tricô e Receitas. Percebi que o picot é bem tradicional como borda em crochê.

Após saber que há picot em tricô, lembrei daquele modelinho e bolei esta pecinha  feita totalmente em tricô.

Inseri 10 pontos na agulha 5 com o fio Mollet, da Círculo.

Coloquei um marcador para separar os 4 últimos pontos.

Fiz o corpo do sapatinho em ponto meia e picot no final, ficando assim:

1a. car. - todos os pontos em meia
2a. car. - todos os pontos em meia
3a. car. - pontos em meia, exceto os últimos 4 pontos: 2 pontos juntos em meia, uma laçada, tricotar dois pontos no penúltimo e último pontos.
4a. car. - fazer mate simples duas vezes todos os pontos restantes em meia

Precisando de maiores detalhes sobre o picot, clique aqui

Fazer 4 picots. Ao término do 4o. picot, fazer 4 mates simples (ao invés dos tradicionais 2 mates simples do ponto picot), restarão 8p. na agulha.

Tricotar esses 8p. por 6cm só em ponto meia. Se preferir um sapatinho  mais bicudo, faça mais algumas carreiras.

Na lateral onde estão os picots, insira 2p. na agulha (fiz a inserção neste método).

Faça mais 4 picots. Arremate. Costure a sola e a altura do calcanhar.

4 picots prontos

Tricotando somente ponto meia em 6cm. após 4 mates simples

Inseri 2p. e fiz mais 4 picots. Arrematei

Passei um fio entre os pontos da parte sem picots

Fiz um franzido bem firme para o peito do pé

Um nó bem apertado para um lindo franzido
As laçadas do ponto picot servirão como passa-fitas do sapatinho




Correntinhas de crochê para o tradicinal lacinho
Sapatinho Risoto: clique aqui.

6 comentários:

Unknown disse...

Oi minha amiga!
Obrigada pelo elogio e pela visita, mas agora este sapatinho tb é tudo de bom heim?
Amiga, nunca fiz nada para bebê, sempre achei dificuldade pelo tamanho, mas vou fazer qualquer dia desses.

Eu amo gazer cachecóis,seja em tricô ou crochê.

Aliás aqui tudo é lindo!

Estou tentando fazer uma blusa para mim em tricô, menina........to apanhando para o decote, leio revistas, navego na net e a parte de frente eu consegui, agora a dúvida é:

A parte da costas é igual a da frente?

Parabéns amiga!

Beijos!

Jud disse...

Que fofinho este sapatinho, adorei seu blog, sua generosidade é enorme!
Estou seguindo,
beijos,
jud-artes.

Matilde disse...

Que boa idéia.
Lindinho.Esse é dos meus.
Obrigado. Já vou passar para minhas companheiras de projeto.
Bjs. Matilde.

Ana Maria Tricô disse...

Amiga,
Que coisinha mais fofa esse sapatinho,vou fazer um pro meu sobrinho,adorei.
Parabéns Lilika pelas dicas que vc nos passa.
bjão!!

Elisangelis disse...

Olá querida, você não faz idéia da luz que traz o seu blog, vou começar agora mesmo a manta para bebê simples e o sapatinho, tudo para doação, um afetuoso abraço!

Elisangelis

Elisangelis disse...

Oi querida, você não faz idéia da ajuda que seu blog me deu, vou começar agora mesmo uma manta para bebê e também o sapatinho, tudo para doação.

Um afetuoso abraço e beijo no seu coração!

Elisangelis