Achei a exata montagem dos pontos que eu sempre utilizei. Aliás, as únicas lembranças que eu tinha do tricô da minha infância, juntamente com o ponto tricô.
Sim, caro leitor, sei que prometi o tutorial completo do I-Cord, porém esta montagem de pontos é fundamental para darmos continuidade ao tutorial.
Aliás, esta montagem é utilizada para o aumento significativo de pontos - de uma única vez - em uma peça em andamento (como criar pontos para iniciar mangas de um casaqueto sem costura em agulhas retas - veremos futuramente).
Sempre me senti estranha utilizando este método, pois o resto do mundo tricoteiriano utiliza o método de pontos à italiana. Atualmente, considero este o melhor método de montagem.
Precisei descobrir todos os métodos de montagem de pontos para concluir que ele é imbatível. Não só pelo fato de eu estar habituada com ele, mas também porque ele é mais rápido e dispensa preocupação com o comprimento do fio acessório.
Pensava que dar um nozinho era o "ó do borogodó" de feio e relaxado em uma peça de tricô e achava isso o inconveniente dele. No entanto, após assistir ao workshop gratuito com a Vitoria Quintal, descobri que o nozinho é fundamental para qualquer montagem de pontos, porque é ele que vai deixar a extremidade da peça firme, sem alargamento no futuro.
Então esta montagem não tem inconvenientes? Tem sim, um só: continuo me sentindo alienígena com ele, rsrsrsrs.
Observação: lembra do aumento dos pontos que mencionei exemplificando o casaqueto? Nos aumentos em um trabalho já em andamento, você, obviamente, não precisará do nozinho inicial.
Falando em aumentos: para aqueles aumentos na lateral da peça, ou seja, nas extremidades da última carreira tricotada, esta é uma técnica muito legal. No vídeo do "Aprendendo Tricô", a autora ensina como aumentar os pontos dos dois lados da peça.
Falando em aumentos: para aqueles aumentos na lateral da peça, ou seja, nas extremidades da última carreira tricotada, esta é uma técnica muito legal. No vídeo do "Aprendendo Tricô", a autora ensina como aumentar os pontos dos dois lados da peça.
Dica da Lilika: como tricoto à portuguesa (fio no pescoço), a tração do fio agiliza o processo de puxar o fio após inserir o novo ponto na agulha. De qualquer forma, para não ter que fazer uma laçada tão grande para depois puxar um fio tão extenso após a criação do ponto, faça os pontos mais próximos à ponta da agulha esquerda.
Segue um vídeo do "Aprendendo Tricô" que ensina o aumento nas extremidades da carreira:
Nenhum comentário:
Postar um comentário