17 de agosto de 2011

COLETE DE TRICÔ - by Lilika

 
Este colete de tricô é fácil de fazer. As medidas da peça para bebê (24cm x 24 cm) podem ser aumentadas para confecção de um colete para adulto (50cm x 50 cm) ou criança.

Esta é a segunda peça que desenvolvi combinando pontos e ideias. A primeira é o vestidinho com I-Cord.

Postei ontem um cachecol com este mesmo ponto.
Cachecol sob o colete. Diferença da largura dos pontos

Tradução que talvez você ainda não conheça: 1 ponto sem fazer em tricô = passe o ponto da agulha esquerda para a agulha direita do mesmo modo utilizado quando você vai fazer um ponto tricô, mas sem tricotar. Simples assim.

Utilizei fio Cisne BBs, da Coats Corrente.


Vamos à receitinha de colete da Lilika:


Utilizei as medidas para fazer o colete para bebê. O meu colete ficou com  (24cm x 24 cm). Inseri 50 pontos na agulha 4.

A FRENTE:

Fiz 8 carreiras de ponto tricô (4 cordões de tricô).

Importante mencionar que o ponto fantasia no centro da peça exige números de pontos múltiplos de 3 +1.

A partir da nona carreira: 5 pontos de borda em ponto tricô no início e no final da carreira, isto é, os cinco primeiros pontos e os cinco últimos pontos ficaram separados por marcadores, pois serviram como borda do trabalho.

O número de pontos para o ponto fantasia, portanto, é 40 pontos (36 + 4 = 40).



Então, as carreiras terão a seguinte sequência:

Carreiras ímpares: 5 pontos de borda, MARCADOR, 1 tricô, *dois pontos juntos em tricô, 1 ponto sem fazer em tricô, 1 laçada*... termina a sequência com 2 pontos juntos em tricô, 1 tricô, MARCADOR e cinco pontos de borda.
Atenção ao asterisco... 

Carreiras pares: 5 pontos de borda, MARCADOR, 1 tricô *1 ponto sem fazer em tricô, 1 laçada, 2 pontos juntos em tricô*... termina a sequência com 1 ponto sem fazer, 1 laçada e 1 tricô, MARCADOR e cinco pontos de borda.

Seguir até a peça ficar com 16cm.

Com 16cm. a partir do início do trabalho, voltar para o ponto tricô. Fiz mais 8 carreiras do ponto tricô.

A GOLA/OMBROS:
Tricote 14 pontos em tricô, arremate 21 pontos centrais e tricote os últimos 14 pontos em tricô.

Deixe os primeiros pontos à espera. Tricote os últimos 14 pontos em tricô, no avesso e no direito, por 12cm.

Volte a tricotar os 14 primeiros pontos pelos mesmos 12 cm.

Após estes 12cm, tricote os 14 pontos, insira 21 pontos na agulha e junte com os outros 14 pontos.



AS COSTAS:

A partir de agora, você terá um espelho do que já foi tricotado, isto é, fará o mesmo trajeto, veja:

Faça oito carreiras em tricô.

A partir da nona carreira: 5 pontos de borda em ponto tricô no início e no final da carreira, isto é, os cinco primeiros pontos e os cinco últimos pontos ficaram separados por marcadores, pois servirão como borda do trabalho.

Então, as carreiras terão a seguinte sequência:

Carreira ímpar: 5 pontos de borda, MARCADOR, 1 tricô, *dois pontos juntos em tricô, 1 ponto sem fazer em tricô, 1 laçada*... termina a sequência com 1 ponto sem fazer em tricô, 1 laçada, 1 tricô, MARCADOR e cinco pontos de borda.


Carreira par: 5 pontos de borda, MARCADOR, 1 tricô, *1 ponto sem fazer em tricô, 1 laçada, 2 pontos juntos em tricô*... termina a sequência com 1 tricô, 1 laçada e 1 tricô, MARCADOR e cinco pontos de borda.


Seguir até a peça ficar com 16cm.

Faça mais 8 carreiras em tricô. Arremate.

Costurei somente em alguns pontinhos de cada lado da cintura (a "barra" do colete, feita em ponto tricô). Se preferir, costura as laterais deixando apenas espaço para passagem dos bracinhos do bebê.

Dica da Lilika: antes de fazer a oitava carreira, já coloque marcadores. O primeiro marcador para separar os cinco primeiros pontos do restante. O segundo marcador ficará entre os cinco últimos pontos e o restante da carreira.
O que é marcador de pontos? 
Marcador de pontos é um 'bichinho' que você colocará na agulha de tricô para separar os seus pontos. Pode ser uma argolinha específica denominada "marcador de pontos" ou você mesmo pode pegar um fio diferente e fazer a marcação. Essa almejada separação dos pontos facilitará seu trabalho, evitando que você se perca na contagem dos pontos e das sequências nas carreiras.

4 comentários:

Marlene Pires disse...

Olá Lilika vim conhecer seu blog e gostei muito. Já estou te seguindo e quero convidá-la pra conhecer o meu e se gostar me siga tb, será uma grande alegria.
bjos e fique com Deus,
Marlene

MARİFETANE disse...

güzel örgü tebrikler..

Samantha disse...

Oi Lika!!! Estou fazendo o seu coletinho!! =)
Vc sabia que este pontinho é o meu preferido? Sempre faço cachecóis com ele! E sabe o que descobri sem querer? Que ele invertido vira o ponto falso inglês!!! Fica lindo para substituir o ponto 1X1 em barras e golas!! Descobi fazendo errado mesmo!! hihihi!!
*1 t sem fazer, 1laç, 2jt* avesso e direito iguais.
Esperimenta e me conta!!!

Beijocas!

Sam.

VERAXANGAI disse...

Oi Lilika,
passando p te deixar um bjão
e te dizer q esse post ta maravilhoso,
completissimo!!
parabéns!
pq não editam assim em nossas revista,né?
precisam aprender contigo!
kkkkkkkkk
bjos
Vera