.

.

.

Se você quiser compartilhar o que encontrar aqui, fique à vontade. A ideia é exatamente esta: divulgar o tricô, disseminar essa linda arte
manual. Honestamente, eu me sentirei lisonjeada.


Apenas peço que mencione a fonte e coloque o link do post ou do blog. Obrigada!


9 de outubro de 2017

DICAS PARA AGULHAS CIRCULARES E SUAS VANTAGENS





Agulhas de metal polido, com revestimento, de bambu, de acrílico. Seja qual for o material usado para a produção dela, a agulha circular é muito legal.

Sempre me perguntam porque eu gosto tanto das agulhas circulares e quais as dicas para otimizar o uso delas. Este artigo resume algumas das minhas respostas habituais.

Bom tricô!


VANTAGENS

As três primeiras vantagens são reiterações do que foi escrito pela Clara Beauty no Tricoteiras. Concordo totalmente!

1 - a principal vantagem das agulhas circulares é deixar o tricô mais ergonômico, principalmente quando se trata de peça maior e/ou mais pesada. As circulares diminuem os riscos de LER porque há redução do peso das partes das agulhas que não estejam nas suas mão (por mais leve que sejam as agulhas retas, nossos braços sentem o peso delas, principalmente das mais grossas)  e do peso do total dos pontos, porque a maioria deles ficará na extensão do fio.

2 -  usar agulhas circulares para roupas e acessórios ou qualquer peça circular dispensa costuras :):):):):):):).

3 - a facilidade de transportar o seu tricô e a menor área ao seu redor necessária para você tricotar. Tela mental: três vovôs lindas com suas agulhas retas sentadas em um sofá onde caberia mais uma tricoteira se todas usassem as circulares. Ah, Lilika, mas se eu usar as agulhas retas menores não terei esse problema com o espaço. Ok, mas ainda assim é mais agradável transportar as agulhas circulares, além disso, as agulhas retas menores não sobrevivem à próxima vantagem.

4 - é inevitável: a cada pausa no tricô tecido com agulhas retas haverá uma marcação na peça. Duvida?  Repare que as carreiras onde você parou o tricô estão mais altas/maiores. Pode ser uma diferença muito sutil depois de algum tempo, mas esse problema não acontece com as agulhas circulares, pois os pontos da peça parada fica no fio da extensão, bem fininho.





DICAS

O material com que é feita a agulha circular tem um certo impacto na velocidade e na tensão do seu tricô pois em regra os pontos deslizam mais facilmente pelas agulhas prateadas (alumínio ou bronze branco), douradas (latão ou níquel com película dourada), de acrílico ou plástico, de bambu ou madeira e esmaltada, nessa ordem.

Assim, para os iniciantes que ainda precisam dominar melhor a transferência dos pontos da agulha esquerda para a agulha direita, é recomendável o uso de agulhas de bambu, madeira ou a agulha com tinta branca (esmaltada) e a mesma indicação é válida para quem tem a tensão dos pontos muito frouxa.

As tricoteiras mais experientes e/ou ansiosas ficam felizes com as agulhas prateadas ou douradas. Não sou experiente, mas com ansiedade a mil e com uma lerdeza impressionante, tenho usado muito as circulares prateadas e douradas. No raciocínio inverso quanto à tensão dos pontos, essas agulhas são recomendadas para quem tem os pontos bem apertadinhos.

A peça é circular ou plana? Tanto para uma como para outra, procuro usar a agulha circular com a menor extensão possível.

Na hora de tricotar, gosto dos pontos mais juntinhos para ter a praticidade de não ter que ficar arrastando-os pela extensão do fio.

Por exemplo, para tricotar o um xale com 140 centímetros de largura (Xale Rose Garden) usando fio com espessura Worsted, usei agulha com 80 centímetros. Sobre espessura e outras informações de fios para tricotar, tem um artigo bem detalhado aqui.


Por isso, quando a peça é plana, uso as borrachinhas que vocês já conhecem - sim, o segurador de pontos caseiro. Coloco no meio do fio e pronto, todos juntinhos. Nesse post aqui tem o passo a passo para colocar a borrachinha na agulha mais facilmente.

Lembre-se: os pontos ficarão acumulados na parte mais larga da agulha circular enquanto a peça é tecida. Tão logo paro de tricotar, puxo a borrachinha para uma das extremidades com o objetivo de liberar a extensão do fio que receberá todos os pontos. Isso é essencial para valer a vantagem número 4 do uso das circulares.



A Marta Simões sugeriu que eu aplicasse lustra móveis para deixar as agulhas de bambu mais lisas, permitindo que o tricô deslizasse melhor. Dica maravilhosa! Basta aplicar o produto com algodão (sem excessos) e deixar a agulha secar de um dia para o outro.

Ainda assim a transpiração da sua mão prejudica o manuseio do bambu? Passe desodorante antitranspirante nas mãos antes de iniciar o tricô. Eu não costumo fazer isso com muita frequência porque tricoto por períodos muito curtos e geralmente em horários com calor menor, rsss.

Para limpar as agulhas confeccionadas com metal polido (as agulhas douradas e as prateadas), uso pasta dental e algodão. Ficam novas! Dica da Marta Loureiro que adotei há anos e sempre dá certo.

Mais conhecida e não menos importante é a dica sobre deixar o fio de extensão mais linear. Ferva água e desligue o fogo quando ela estiver naquela fase de ter bolhinhas sem estar borbulhando. Coloque o fio nessa água por aproximadamente dois minutos e em seguida deixe a agulha pendurada pelo fio.




Agulhas prontas, deixo aqui outros artigos que podem te interessar:

Como iniciar o tricô circular (unindo os pontos na peça circular após a montagem) - vídeo muito interessante com explicações, maneiras e dicas legais para o tricô circular. 
Marcador (es) - sinalização entre pontos de uma carreira
*  * - asteriscos nas receitas de tricô
Dica muito importante para receitas com indicação de medidas em centímetros.


Nenhum comentário: