.

.

.

Se você quiser compartilhar o que encontrar aqui, fique à vontade. A ideia é exatamente esta: divulgar o tricô, disseminar essa linda arte
manual. Honestamente, eu me sentirei lisonjeada.


Apenas peço que mencione a fonte e coloque o link do post ou do blog. Obrigada!


8 de outubro de 2017

TCG e as amostras




Ponto fantasia escolhido pela designer Mari Lopes para a blusa do meu sexto TCG



O TCG

Estou participando do meu sexto TCG (Tricô Coletivo em Grupo) ou TJ (Tricotar Junto) e pensei em colocar alguns comentários sobre ele e sobre a importância de se fazer amostras.



O TCG é um projeto de tricô coletivo em que os participantes tecem a peça escolhida no prazo estabelecido pelos organizadores.



O TJ é gratuito quando nenhum valor é cobrado dos participantes, mas existem muitos TCG pagos por aí.



Repetindo o texto do TCG do Xale Haruni, vale registrar que temos apenas 4 requisitos iniciais para participar de qualquer TJ, principalmente se ele for gratuito:



Primeiro: ler atentamente o documento e todas as informações a respeito do TCG;



Segundo: é primordial observar o primeiro requisito;



Terceiro: vontade de tricotar a peça e de aprender;



Quarto: ser perseverante!



Se você topou participar de um TCG gratuito, lembre-se de que as pessoas responsáveis pelo projeto se dedicaram a ele muito antes do início das teceladas grupais e estão lá para auxiliar quem precisa de informações até o fim do prazo.



E fizeram isso gratuitamente para o grupo desfrutar de momentos divertidos e aprender algo novo (porque sempre aprendemos com os TJ´s), portanto, sua única paga é participar e concluir a peça.



TCG requer organização e por este motivo há número limitado de vagas. Não retire a oportunidade de um coleguinha se não estiver realmente interessado em fazer a peça proposta.



E seja educado com os organizadores e com os outros participantes. Lembre-se de que o tricô coletivo tem uma vibe de boas energias, de divertimento, de gratuidade com amor.



Agora vamos falar da parte prática e inicial dos TCG´s: as amostras.



AS AMOSTRAS



Felizmente encontramos muitas informações sobre amostras na internet por isso este artigo será bem conciso.



Sugestão de leitura? Um dos meus artigos preferidos a respeito de amostra é da Milady (designer Karen Burns) e está neste link aqui.



Geralmente as amostras são feitas com quadrados de 10 cm x 10 cm. Fazemos a contagem do número de pontos e do número de carreiras do quadrado e com esses dados juntamente com nossas medidas chegamos aos números de pontos e carreiras que terá a nossa peça.



Assim, se na amostra de 10 cm você tem 20 pontos e 20 carreiras, uma peça de 100 cm de largura por 100 cm de altura requer aproximadamente 200 pontos e 200 carreiras. 

Sugestão de pessoa indecisa para pessoa indecisa? Faça no mínimo duas amostras utilizando os fios que mais agradam. Às vezes adoramos uma amostra com o fio x e descobrimos depois que a paixão é maior pelo ponto fantasia tricotado com o fio y (foi o que aconteceu comigo neste último TCG porque tinha escolhido trabalhar com o fio duplo da amostra 2 e terminei com o fio mais grosso da amostra 3).

Fios 100% algodão. Da esquerda para a direita: amostra 1 com fio duplo TEX 147,5 + fio TEX 295; amostra 2 com fio duplo TEX  295 + fio TEX e  amostra 3 com um fio TEX 885. Quer saber mais sobre o TEX? Clique aqui.
 



Aproximadamente” porque a amostra é um roteiro, um parâmetro do que será necessário para a sua peça. Para que o roteiro seja bem aproveitado, algumas observações, com maior relevância para as peças de vestuário:

- não adianta fazer ponto jersey (ponto meia tanto no lado direito e ponto tricô no lado avesso) se a amostra é para uma peça que terá um ponto fantasia diferente do jersey;

- na verdade o importante mesmo é fazer a amostra, independentemente do tamanho dela porque queremos os números necessários para a aplicação da regra de 3;

- se em uma receita de ponto fantasia há pontos de bordo, lembre-se de excluir esses pontos das laterais da peça antes de aplicar a regra de 3, porque os tais pontinhos serão tricotados somente ao final de cada carreira, ou seja, não são tricotados durante a execução da carreira. A mesma observação é válida se o número de carreiras for relevante; neste caso você deve levar em consideração a existência de montagem provisória de pontos.


A BLOCAGEM E O DESCANSO ANTES DE MEDIR OS TRICÔS

Faça a blocagem da sua peça antes de pegar as medidas, seja ela  uma simples amostra ou a sua peça pronta.






A Bianca Schultz tem um vídeo bem legal ensinando a blocar a peça. Clique no link ou no vídeo:





- por fim, deixe sua amostra dormir de um dia para o outro (ou pelo menos deixe-a parada por algumas horas) antes de medi-la, pois isso altera as medidas. Essa mesma técnica é importante antes de prosseguir para a fase seguinte da sua peça cuja receita é baseada em centímetros. Mais informações aqui.







Nenhum comentário: