.

.

.

Se você quiser compartilhar o que encontrar aqui, fique à vontade. A ideia é exatamente esta: divulgar o tricô, disseminar essa linda arte
manual. Honestamente, eu me sentirei lisonjeada.


Apenas peço que mencione a fonte e coloque o link do post ou do blog. Obrigada!


7 de agosto de 2011

Fácil e rápido: VESTIDO EM TRICÔ - by Ciça Cordeiro para Revista Crescer

Esse vestidinho é muito fácil de fazer. Exige apenas agulhas retas, pontos meia e tricô e costura nas laterais - sem gola trabalhada, sem aumentos ou diminuições.

A receita original é para uma bebê de 8 meses, mas acho que dá para migrar a idéia para menininhas e para nós, as grandinhas, só substituindo a quantidade de pontos e o tipo de fios.

Nos próximos artigos postarei artigos sobre pontos à espera no padrão e alguns truques e, em seguida, o vestidinho que fiz com suas variações.

Assista ao vídeo preparado pela Revista Crescer para ter uma ideia da construção da peça. Ele é importante para facilitar o tricô e a costura.


 A receita original é da Ciça Cordeiro para a Revista Crescer:
Material:

2 novelos de 100g

3 agulha para tricô nº 7 -
agulha de bordar

1 metro de fita de cetim duplo

1 agulha de crochê nº 3

Modo de fazer:

Faça 52 pontos na agulha e tricote um lado em ponto meia e o outro em tricô. Quando alcançar 26 cm de altura você vai separar os pontos para montar a abertura da gola. Faça 26 pontos e deixe os outros 26 na agulha. Agora use uma terceira agulha para continuar um lado do vestido, seguindo o mesmo ponto até que atinja a altura de 20 cm. Quando você montar os 20cm, deixe essa agulha e continue no outro lado que você havia parado. Nesta hora você vai precisar do outro novelo de lã, amarre a lã no início como se fosse um trabalho independente e siga até alcançar os 20 cm. Note que em nenhum momento é necessário aumentar ou diminuir os pontos. Apenas ficará uma abertura no meio que formará a gola.

Quando os dois lados estiverem com 20cm, você irá juntar tudo numa agulha só, voltando então a ter na agulha 52 pontos. Não se preocupe com a linha do meio, você poderá corta-lá e prendê-la no trabalho com a ajuda da agulha de crochê. Agora continue por mais 26 cm até o final.

Você terá um retângulo de 72cm de altura. Dobre no meio e faça a costura lateral nos primeiros 22 cm de altura. Aqui você pode usar a agulha de bordar e arrematar com a mesma lã. Faça isso de cada lado - lembrando que o lado meia do vestido ficará para dentro, será o avesso do trabalho, ele dará o toque na gola e manga.

Depois de costurado vire do lado certo e terá o seu vestido. Para finalizar coloque a fita de cetim. Use a agulha de bordar, passe a fita na agulha e passe em torno do vestido começando na frente onde você fará o laço final.
 

Destaque para dica legal da Ciça Cordeiro: deixe sempre o primeiro ponto das carreiras sem fazer, isto é, não tricote o primeiro ponto, assim as laterais do seu trabalho ficarão firmes (também é mais fácil para costurar depois).


5 comentários:

Ciça disse...

Lilika que bom que gostou do vestido! ESpero que esteja tricotando bastante! Essa arte assim como o crochê é muito prazerosa. Um beijo Ciça Cordeiro

BlogLilikaTricô disse...

Ciça, adorei o seu vestidinho.

Parabéns pelo modelinho tão criativo, fácil e lindo!

O mundo tricoteiriano ganhou uma peça muito fofa!
bjs

Penha disse...

Ciça, muito lindo e prático o vestidinho, principalmente para iniciantes como eu no tricô. É feito de linha ou lã? Aguardo sua resposta para eu poder fazer para a minha netinha de 9 meses. Obrigada. Penha
mpenha.rj@gmail.com

BlogLilikaTricô disse...

Querida Penha,

fiz com o fio mais grosso, popularmente conhecido como lã, mas vc pode fazer em linha, talvez uma linha fina, indicada para agulha 3mm... o vestidinho ficará mais vaporoso, com mais leveza.
bjs

Penha disse...

Você é muito gentil e prestativa, desprovida de egoísmo, não importa em dividir o que sabe, muitíssimo obrigada. Bjs