.

.

.

Se você quiser compartilhar o que encontrar aqui, fique à vontade. A ideia é exatamente esta: divulgar o tricô, disseminar essa linda arte
manual. Honestamente, eu me sentirei lisonjeada.


Apenas peço que mencione a fonte e coloque o link do post ou do blog. Obrigada!


4 de agosto de 2011

Tutorial completo I-CORD - Parte 1/4

 
Já ouviu falar em "rabo de gato em tricô"? É o famoso I-Cord, utilizado para fazer acessórios para cabelos, cintos, alças de blusas e bolsas, enfeites em geral e - a melhor das finalidades - borda de peças tecidas em tricô.

O I-Cord é uma peça cilíndrica, como se fosse uma corda, um fio trançado.

Geralmente o I-cord é tricotado em ponto meia, o que dá a ele a aparência de corda trançada, porém nada impede que o seu I-cord seja tecido em ponto tricô.

Quanto maior o número de pontos, mais grosso será o seu I-cord.

Quanto maior o número de carreiras, maior o comprimento dele.

O jogo de agulha de duas pontas é ideal para este tipo de trabalho, mas nada impede o tricô se você possuir somente agulhas retas.

Vamos ao passo a passo do I-cord a ser tricotado com agulhas retas:



PASSO A PASSO DO MEU I-CORD DE 4 PONTOS:


Tricotar normalmente os pontos que estão na agulha esquerda em meia (este I-cord foi tricotado com fio duplo, isto é, usei simultaneamente dois fios para que ele ficasse bem firme)

Para o ponto meia, o fio fica atrás da peça, como sempre

Aqui estão os 3 primeiros pontos tricotados em meia
   
Terminada a carreira de quatro pontos do meu modelo, cá estão eles todos juntinhos na agulha direita
 

Finalmente, sempre com o fio atrás da peça, passei os quatro pontos para a agulha esquerda para repetir todo o processo.





Abaixo, o vídeo mais completo que encontrei. Ele explica que é possível fazer I-Cord em ponto meia (o tradicional) e em ponto tricô - ou um misto com os dois pontos.


A professora ensina a fazer o I-Cord com agulhas de duas pontas (mais prático e rápido). No entanto, nem todo mundo tem estas agulhas. Então, para complementar, o vídeo traz explicação de como fazer o rabo de gato utilizando agulhas circulares e até mesmo as agulhas retas.

O vídeo é bem didático, até eu consegui entender, mesmo sendo (infelizmente) uma analfabeta em espanhol. O segundo vídeo, já repetido aqui e aqui no blog, tem uma explicação em português sobre o I-Cord com agulhas retas comuns; se precisar de uma ajuda, clique nele.

Observação: o número mínimo de pontos necessário para desenvolver o I-Cord é 3. Quanto maior o número de pontos, mais largo ele ficará.

Sequência do tutorial completo:
Parte 2/4 aqui.
Parte 3/4 aqui.
Parte 4/4 aqui

Na parte final deste vídeo já postado no blog anteriormente, Claudia Maria ensina a fazer o I-Cord com agulhas retas.

Um comentário:

edilcéia disse...

Conheci seu blog por acaso, mexendo na internet. Viva esse veículo.
Parabéns....
Tem sido muito útil para mim e já te add como favorita.
Bjos
Edilcéia