.

.

.

Se você quiser compartilhar o que encontrar aqui, fique à vontade. A ideia é exatamente esta: divulgar o tricô, disseminar essa linda arte
manual. Honestamente, eu me sentirei lisonjeada.


Apenas peço que mencione a fonte e coloque o link do post ou do blog. Obrigada!


27 de setembro de 2011

PONTO BARRA 1X1

 


O ponto barra 1x1 é bastante conhecido, pois é facilmente encontrado como barra de peças de vestuário e canos de meias e sapatos em tricô. Já me perguntaram duas vezes a que eu me  referia quando mencionava esse ponto, então  pensei ser importante falar sobre ele antes do meu primeiro casaquinho, já que o início da peça tem ponto  barra 1x1.

O ponto de tricô barra 1x1 nada mais é do uma sequência de um ponto meia, um ponto tricô, um ponto meia, um ponto tricô, um ponto meia...

Assim, usando o asterisco, temos: *1M, 1T*

Dica da Lilika: quando fizer o ponto barra, opte por tricotar um número par de pontos e poderá iniciá-lo sempre pelo mesmo ponto, ou seja, sempre iniciará pelo ponto meia.

Vi que a Cris teve a dúvida de como iniciar a carreira. Então Cris, se você optar por ter um número par de pontos, sempre inicie a carreira com o ponto meia. Dessa forma, terá "ponto sobre ponto", ou seja, ponto tricô sobre ponto tricô e ponto meia sobre ponto meia, como dá para perceber nas fotos. Prometo publicar em breve um post com o ponto arroz, em que os pontos ficam intercalados, aí será possível distinguir bem os dois.
Cris, todavia, se estiver com um número ímpar de pontos, não se preocupe, a dica também é simples: você terminará as carreiras do lado direito com o ponto meia, então, inicie todas as carreira do avesso com o ponto tricô.

Dica da Vitória Quintal repassada por Marta Loureiro, do blog Abelhinha Criativa: quando estiver tricotando o ponto jersey (carreiras pares em tricô e carreiras ímpares em meia), tricote o ponto barra 1x1 nas extremidades, ou seja, em cada carreira, nos últimos sete pontos, trabalhe o ponto barra, pois assim, a sua peça não ficará com as laterais enroladas.



P.S - Se você quiser compartilhar o que viu aqui, fique à vontade. A ideia é exatamente essa: divulgar o tricô, disseminar essa linda arte manual. Honestamente, eu me sentirei lisonjeada.
Apenas peço que mencione a fonte e coloque o link desse post ou do blog. Obrigada!

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, gostaria de saber sobre a volta deste ponto: deve-sa fazer ponto sobre ponto, invertê-los ou fazer a carreira de volta toda em meia ou em trico?
Obrigada
Cris