Olás!
Gostaria de agradecer mais uma vez cada visitinha de vocês.
Um agradecimento especial e de coração!!!
Quando postei o ponto barra 1x1, a Cris teve dúvidas a respeito de como tricotar a sequência do ponto tricô e do ponto meia. Dúvida esclarecida, prometi fazer o ponto arroz para mostrar a diferença entre ambos.
Aproveito a oportunidade para registrar que acho supimpa essa troca legal de ideias, sugestões, dúvidas e pedidos. Eu serei a maior beneficiada, pois saberei o que efetivamente interessa a quem acessa o blog. E podem escrever para o meu email ou deixar um comentário (se for daqueles mais íntimos, rsrsrs, prometo não publicar).
Aliás, vou lançar o jargão: "Blog não apenas para ser lido, também para ser praticado" - que tal?
O ponto arroz é um dos primeiros aprendidos no mundo tricoteiriano. É uma sequência de 1M, 1T, 1M, 1T, com desencontro de pontos tricô e meia.
Costumo denominar o ponto tricô de 'ponto barriguinha' e o ponto meia de 'ponto trancinha' quando tento ensinar tricô de maneira mais lúdica, pois estas são as formas que esses pontos tem para mim.
Então, se o ponto abaixo (carreira inferior) for 'uma barriguinha', você tricotará 'uma trancinha', de tal modo que, no ponto arroz, cada 'barriguinha' é uma ilha cercada de 'trancinhas' por todos os lados - e vice-versa.
Dica legal: sempre que finalizar a carreira com 1T, inicie a próxima carreira com 1T. Se terminar com 1M, inicie a próxima carreira com 2M.
Para resumir? Podemos dizer que o ponto arroz é "um ponto meia cercado de pontos em tricô por todos os lados".
O ponto arroz fica muito legal quando usado como moldura do ponto jersey (tudo em meia do lado direito e tudo em tricô do lado avesso da peça) |