.

.

.

Se você quiser compartilhar o que encontrar aqui, fique à vontade. A ideia é exatamente esta: divulgar o tricô, disseminar essa linda arte
manual. Honestamente, eu me sentirei lisonjeada.


Apenas peço que mencione a fonte e coloque o link do post ou do blog. Obrigada!


25 de julho de 2011

MOEBIUS SIMPLIFICADO


Moebius é a peça do momento no mundo da moda e no mundo tricoteiriano.!

Descobri que não é tããão impossível assistindo aos vídeos (anexados no final do artigo).

Na verdade este é um falso moebius, pois requer apenas um retângulo, uma dobra simples seguida de uma rápida costurinha. O verdadeiro, da maneira como é confeccionado, não requer dobra e costura, já fica torcido assim que o trabalho é arrematado. De qualquer maneira, o efeito da peça torcida é o mesmo.

O moebius verdadeiro requer uma agulha circular com uma extensão maior e Lilika não encontra uma disponível para venda, principalmente as agulhas n. 5 e 6, que certamente são as mais utilizadas.

Segue uma explicação de como fazer o Moebius simplificado para quem ainda não tem habilidade com trabalhos não retos em agulhas circulares ou para quem quer aprender um modo diferente de fazer esta peça do momento.

Obs - por falar em agulhas circulares, aquela dica de armarinho (em artigo anterior do blog) é válida também para agulhas circulares com 60 cm de extensão, pois a maioria delas custa aproximadamente R$ 2,00.


TÉCNICA:TRICÔ
CATEGORIA: ACESSÓRIO
PEÇA: MOEBIUS
AGULHAS NÚMERO: 5
SITE/CRÉDITOS: www.knittingtipsbyjudy e

RECEITA:
Muitas receitas do Moebis são com o ondulado, ou seja, carreiras de meia e tricô, com uma sequência das seguintes carreiras:
1a. - em tricô
2a. - em meia
3a. - em tricô
4a. - em meia

5a. - em meia
6a. - em tricô
7a. - em meia
8a. - em tricô

Repetir esta sequência mais três ou quatro vezes.

Eu fiz a sequência das oito primeira carreiras e depois fui variando as carreiras meia e tricô para dar um “tchan” diferente e percebi que auxiliará para explicar a costura. Montei 90 pontos na ag. 5 e fiz 35 carreiras.

DICA: não coloque um número exorbitante de pontos se não desejar um Moebius muito caído e pendurado.

MONTAGEM:
Faça o retângulo conforme receita e desenhos desejados. 


Perceba que o fio do início e o fio do final ficaram separados.

Dobre a peça ao meio, conforme indicam as linhas amarelas.

Faça uma dobra em uma das partes para torcer o trabalho. Repare que as duas linhas do início e fim do trabalho agora estão lado a lado. Agora é só costura onde está a linha bege.

Moebius simplificado pronto: na parte inferior da peça, logo acima da agulha amarela, repare que o "gominho" das carreiras em ponto tricô segue até a metade da peça e, pelo fato de o trabalho ter sido torcido, o gominho continua lá na parte superior.
P.S - Se você quiser compartilhar o que viu aqui, fique à vontade. A ideia é exatamente essa: divulgar o tricô, disseminar essa linda arte manual. Honestamente, eu me sentirei lisonjeada.
Apenas peço que mencione a fonte e coloque o link desse post ou do blog. Obrigada!


MOEBIUS SIMPLIFICADO (falso Moebius):

O VERDADEIRO MOEBIUS
Inserindo pontos em agulhas circulares de longa extensão:

Tricotando:


Nenhum comentário: