.

.

.

Se você quiser compartilhar o que encontrar aqui, fique à vontade. A ideia é exatamente esta: divulgar o tricô, disseminar essa linda arte
manual. Honestamente, eu me sentirei lisonjeada.


Apenas peço que mencione a fonte e coloque o link do post ou do blog. Obrigada!


20 de julho de 2011

Rapidinha: MEIA MELANCIA - by Rô


Gente! Descobri esta meinha e resolvi tentar. Gostei bastante.

Segue a receita desenvolvida pela Rô, dona do blog Tricô Fácil:

Pontos utilizados:

PONTO SANFONA 1/1 = (TRICÔ, UM MEIA),
M = meia
T = tricô

Execução:

Coloque 15 pontos na agulha e tricote 4 carreiras (2 cordões) em ponto sanfona 1/1 (um tricô, um meia)

Agora aumente 1 ponto em cada ponto, você ficará com 29 pontos na agulha.

Tricote agora 20 carreiras (10 cordões) em ponto tricô.

Agora faça 1 tricô, 2 PJT, 2PJT ( dois pontos juntos em tricô)..... até o final da carreira.

Você estará com 15 pontos novamente.

Repita agora mais 4 carreiras (2 cordões) de ponto sanfona 1/1, e arremate.

Dobre ao meio e com uma agulha sem ponta, costure uma das laterais e, junte as barras de sanfona e costure também.

Esta barra de sanfona vai ficar na parte do peito do pé, subindo na perna. O outro lado que ficou sem costura é a abertura para vestir a meia.



Eu tricotei tudo em ponto tricô, pois optei por fazer bicolor e achei ficaria esquisito mudar o ponto no meio de uma das cores.



Quanto às cores, fiz 10 carreiras com o fio vermelho, troquei pelo fio verde e utilizei novamente o fio vermelho.

No artigo anterior, tem vídeos da Elaine Crochê ensinando como trabalhar com cores diferentes.

E por falar na autora da receita facinha, facinha, fica aqui o registro de um agradecimento público por algo que acabo de descobrir: ela inventou o quadradinho perfeito, tão utilizado para peças confeccionadas para doações, por ser rápido, fácil e extremamente útil por sua versatilidade. Rô, parabéns pela sua criatividade!
Retificando: a Rô não criou o famoso quadradinho perfeito, conforme comentário dela abaixo, mas o difundiu pela primeira vez na TV - porém isso não é menos relevante. E sua participação na difusão do quadradinho é tão importante que ela foi premiada em 2006 como "o melhor artesanato do ano".
Rô, obrigada por visitar o nosso cantinho! Obrigada pelas mensagens carinhosas!

4 comentários:

Rosângela disse...

Oi Lilika, td bem?

Vim para agradecer seu carinho ela postagem e pela mensagem que me enviou.
Parabéns pela iniciativa.
Quero esclarecer que não inventei o quadrado perfeito, mas fui eu quem ensinou na TV pela primeira vez e também fui premiada com esta tecnica em 2006 como melhor artesanto do ano.
Então quando citam o quadrado perfeito se lembram de mim, o que me deixa extremamente feliz.
Um abraço
Fique com Deus e os Anjos!
Rosângela Chicote

Anônimo disse...

Ameii as receitinhas fáceis ...
pois tenho dificuldade em sapatinhos bem no peito do pézinho e as vezes dependendo do ponto no calcanhar, mas este foi lindo fácil e rápido, obrigada amigas por nos ajudar.
fica aqui meu agradecimento por todas que nos ajudam sejam elas que inventaram ou só postaram ok ?!!! beijos pra todas as Professoras.

http://amiltisraquel.blogspot.com/ disse...

Muito legal esta receita,super fácil e rápida.
Eu gosto muito dos trabalhos da Rosângela Chicote,pena ela não ter um patrocinador.Quem sabe se tivesse, poderia se apresentar mais vezes nos programas,ou seja, ter um espaço como as artesãs da Coats Correntes e Linea Italia .

BlogLilikaTricô disse...

Querida Amiltis,

concordo plenamente com vc!

ela é uma pessoa que merece nosso reconhecimento.

bjs