.

.

.

Se você quiser compartilhar o que encontrar aqui, fique à vontade. A ideia é exatamente esta: divulgar o tricô, disseminar essa linda arte
manual. Honestamente, eu me sentirei lisonjeada.


Apenas peço que mencione a fonte e coloque o link do post ou do blog. Obrigada!


17 de julho de 2011

COMO ARREMATAR OS PONTOS EM TRICÔ/ COLOCAÇÃO DE FRANJAS

Este post é basicamente sobre arremates, mas é legal destacar o conceito básico da diminuição de pontos por meio do 2JT ou 2PJT (dois pontos juntos em tricô).

Encontrei um vídeos muito legais com demonstrações de arremate de pontos.

O primeiro vídeo é da Elaine Crochê, o clássico "tricotar dois pontos juntos em tricô, inserir o ponto na agulha esquerda e, novamente, tricotar dois pontos juntos em tricô - e assim sucessivamente".


 Ela ensina o caprichoso arremate com a sobra do fio inserido nas tramas do tricô.

 Abaixo, Elaine Crochê ensina como arrematar duas cores distintas em um mesmo trabalho, dando continuidade ao ensino do arremate escondendo a sobra do fio.


Ao final deste vídeo, ela ensina a colocar as franjas no trabalho, para terminar o cachecol convencional.

Já neste vídeo da Regina Rogers, é possível aprender a fazer o MATE SIMPLES: tricota o primeiro ponto e o segundo ponto; passa o primeiro por cima do segundo; fica somente com o segundo ponto na agulha direita e tricota mais um ponto; repita o processo. Veja:


Na parte final do vídeo, Regina Rogers ensina a fazer o MATE DUPLO. A diferença em relação ao mate simples é que este tem um ponto tricotado por vez, enquanto que aquele tem dois pontos juntos tricotados simultaneamente.

São métodos diferentes, não há certo ou errado. O método utiizado pela Regina Rogers fica mais elástico e é indicado para peças que exijam essa elasticidade, como sapatinhos e meias. O método utilizado pela Elaine Crochê é melhor para manter a peça reta e para evitar que as extremidades fiquem deformadas, como por exemplo, os cachecóis.

P.S - Se você quiser compartilhar o que viu aqui, fique à vontade. A ideia é exatamente essa: divulgar o tricô, disseminar essa linda arte manual. Honestamente, eu me sentirei lisonjeada.
Apenas peço que mencione a fonte e coloque o link desse post ou do blog. Obrigada!

Nenhum comentário: