A montagem provisória é feita com um fio acessório, diferente daquele que será usado para tricotar uma peça.
Essa montagem serve para deixarmos os pontos da primeira carreira tricotada acessíveis para manusearmos mais tarde (pelos mais variados motivos: para posteriormente fazer uma costura mais elaborada ou para um acabamento com outro ponto, diferente daquele usado no restante da peça, também substitui o levantamento de pontos etc).
Assim, a montagem provisória significa que usaremos um fio qualquer para inserir os pontos na agulha e somente depois de colocar todos os pontos na agulha, cortamos esse fio acessório (deixe uns 10cm para facilitar a troca de fios e a fixação do próximo fio para que os primeiros pontos da próxima carreira não fiquem muito soltos).
Iniciaremos o tricô com o fio que será efetivamente utilizado na peça e seguimos tricotando os pontos da primeira carreira.
Após concluída a peça, basta cortar o fio acessório e deixar os pontos da primeira carreira "livres".
Outra ideia muito legal é fazer uma correntinha de crochê e "tricota-la". Essa técnica é super prática porque para deixar os pontos "livres", é só puxar o fio acessório, desfazendo a correntinha, sem necessidade de cortá-lo.
Veja o vídeo da Joana Nossa:
Também há uma explicação excelente de montagem provisória da Karen Bruns, nossa querida Milady:
2 comentários:
Adorei a dica Lilica, e que bom que suas postagens voltarem, sou muito fã do seu blog e dos seus tricôs
Abçs carinhosos
Ana Paula
http://fitasfuxicoserococos.blogspot.com
Boa tarde, amei o seu blog, vc é uma pessoa mto generosa e fico feliz por isso, tem mtas coisas interessantes que aprenderemos através desse blog, parabéns bjus téka
Postar um comentário