Inicialmente: "cordões de tricô" significa que todos os pontos de todas as carreiras (ímpares e pares) serão tricotados em ponto tricô.
Dando uma de Bela Gil: nos "cordões de tricô", você pode substituir o ponto tricô por ponto meia, mas neste caso você tricotará tudo, tudo em ponto meia ( todos os pontos de todas as carreiras - ímpares e pares.
O que acontece se um lado da peça for tricotado todo em ponto meia e o outro lado for tricotado todo em ponto tricô? Aí teremos o ponto jersey.
Ponto tricô e ponto tricô torcido:
Continuando nosso papo: já ouviu falar de pontos torcidos? Talvez sim, mas não com este nome.
Descobri que algumas pessoas têm dificuldades em aprender os pontos meia e tricô porque não sabem onde inserir a agulha. É porque existem algumas confusões entre pontos tradicionais e pontos torcidos.
Na imagem acima, suponha ver um ponto montado na agulha esquerda. Na frente da agulha, está visível um fio vermelho. Atrás da agulha, fica o fio azul.
O fio vermelho representa a "perninha da frente". O fio azul representa a "perninha de trás".
Sempre que você fizer o ponto meia ou o ponto tricô trabalhando com "a perninha da frente", você terá um PONTO PADRÃO - ou seja, os pontos que geralmente são pedidos em praticamente todas as receitas.
O que é, então, o ponto torcido? Aquele que você trabalha pegando "a perninha de trás".
Simples assim.
Ahhh, então quer dizer que ponto tricô e ponto meia são trabalhados pela "perninha da frente"? Simmmm.
E ponto tricô torcido e ponto meia torcido são trabalhados pela "perninha de trás"? Simmmm também.
Então, qual a diferença entre o ponto meia e o ponto tricô, se ambos são trabalhados pela mesma perninha, pela "perninha da frente"? - perguntaria quem quer iniciar nesta arte de tecer.
Só duas únicas diferenças: o fio a ser tecido - para formar o novo ponto - fica a frente (ponto tricô) ou atrás da agulha esquerda (ponto meia). A agulha direita fica em frente (ponto tricô) ou atrás (ponto meia) da agulha esquerda.
Para alguns dos futuros trabalhos, trabalharemos com os pontos torcidos. Assim, é importante distinguir pontos padronizados e pontos torcidos.
Fazendo o ponto tricô:
Após a montagem dos pontos (por enquanto, temos 8 post sobre isso, escolha um), inserimos a agulha direita na "perninha da frente" com o fio em frente às agulhas.
Passe o fio por cima da agulha direita e a envolva:
Passe este fio no espaço entre as duas perninhas do ponto:
Agora é só tirar o ponto da agulha esquerda e pronto, você fez um ponto tricô:
Fazendo o ponto tricô torcido
Lembre-se de que vamos pegar a "perninha de trás" :Inserimos a agulha direita na "perninha de trás" com o fio em frente às agulhas.
Passe o fio por cima da agulha direita e a envolva:
Passe este fio no espaço entre as duas perninhas do ponto:
Agora é só tirar o ponto da agulha esquerda e pronto, você fez um ponto tricô enviesado:
Perceba a diferença dos desenhos formados pela primeira carreira superior (tricô enviesado) em relação às demais carreiras abaixo dela:
Ponto meia e ponto meia torcido estão aqui.
Vídeos ensinando a tecer o ponto tricô, das professoras Regina Rogers e Elaine Crochê:
Clara Beauty - do site Tricoteiras - fez um excelente vídeo a respeito dos pontos torcidos, ensinando a tricotá-los:
Um comentário:
parabens pela maravilhosa aula.Amei
Postar um comentário