6 de janeiro de 2012

BLUSA ANA MARIA BRAGA EM TRICÔ


Gostei da foto divulgada no Facebook pela Vera Magnoni e fiz a receita compartilhada pela Florimar Marinho.




De tão parecido com o aspecto que o crochê dá para algumas peças, ninguém, de imediato, tinha certeza de que se tratava de tricô.

Como é feita a peça? Um super quadrado com um ponto simples e uma abertura  exatamente no meio da peça para fazer as vezes de uma gola bem aberta.

O ponto é denominado de Ajur Horizontal Inglês. Ele está no Manual 1300 pontos de Tricô. Quer conhecer outros pontos? Clique aqui: http://lilikatrico.blogspot.com/2011/07/manual-de-pontos-de-trico.html

Número ímpar de pontos (na receita original, o Ajur Horizontal Inglês requer número  par de pontos, mas coloquei número ímpar para não ficar com a primeira laçada de cada carreira voando...), sequência repetida de quatro carreiras, somente:

Car. 1: T
Car. 2: T
Car. 3: T
Car. 4: T, *L, MS*


Legenda:
T = PONTO TRICÔ
L = LAÇADA
MS = MATE SIMPLES - um ponto sem fazer, um ponto meia, passe o ponto sem fazer sobre o ponto meia -  veja aqui
*ASTERISCO* - veja aqui 

Se você não gosta de fazer ponto tricô e acha o mate simples complicado, pode fazer tudo em ponto meia, substituindo o mate simples por 2PJM (dois pontos juntos em meia), como o ponto do Cachecol COPAN.

Costure o início e o final da peça na extremidade direita - deixe sem costura a parte da cintura - faça a costura na extremidade esquerda, com a exata medida do lado direito.


Utilizei 3 novelos da Linha Duna, da Círculo e ag. circular 5mm. Adorei o fio, ele é fantástico para tricotar e tem boa elasticidade. Sou suspeita para falar, tenho paixão por fibras não sintéticas.

Fiz minha blusa com 121 pontos. A peça ficou com 80 cm. de largura e 40 cm de comprimento.

Observe que, no modelo da Ana Maria Braga, a largura da blusa é de cotovelo a cotovelo. A cava é de ombro a ombro. As mangas são costuradas de tal forma que a parte da cintura fique bem solta.

Para a minha blusa, fiz uma cava menor, aumentei a costura das mangas, e, consequentemente, a cintura ficou menor.

Agulha circular... melhor para a execução da peça

Repita a sequência de 4 carreiras até a altura desejada para a sua peça.

Defina a largura desejada para a gola...

... e prepara-se para arrematar pontos centrais proporcionais a essa largura...

Arrematei os pontos centrais em uma carreira...

... inseri o mesmo número de pontos na careira seguinte... siga tricotando a mesma sequência de quatro carreiras, observando que o número de carreiras até a gola deve ser exatamente o mesmo entre a gola e o final da peça.

Observe que, nas laterais da cava da gola, não fiz a carreira com laçadas. Pensei em tricotar assim por três motivos:
- destaque para a parte da peça referente aos ombros;
- delimita melhor a abertura da cava e deixa os pontos firmes;
- ficará com a apresentação muito semelhante à parte das costuras, proporcionando simetria à peça.

Precisando de maiores detalhes para fazer a abertura horizontal da gola, clique aqui.





10 comentários:

Amiltis disse...

Lilika querida,adorei a sua blusa.Ficou lindíssima.Vai para minha lista de projetos futuros

Maga.Mega.e.Fios disse...

Oiee vim conhecer o seu blog e adorei, já estou te seguindo e aproveito para te convidar a vir conhecer o meu cantinho!!
Fique com Deus

bjão
Cássia

Com amor, Cinthia disse...

Lilika,simplesmente tudo a sua blusa e sua explicação.Desse jeito eu vou me aventurar no tricô novamente e fazer uma para mim.
Estou sempre aqui de olho em tudo!
Beijos

Toninha Arte com Fios disse...

Amei amiga!!!muito legal essa receita,bjs.

amiga zilda disse...

parabens amiga ,como sempre seus trabalhos bjsssssss..
zilda regina mineira de BH

colete da camila disse...

Lilika, minha linda!!
Compartilhei no meu orkut, tem algum problema, pois lá as fotos ficam, rsrsrs, A blusa ficou maraaaaaaaaaaavilhosa.
Bjus
GU

Josy Queiroz disse...

Q lindo Lilika!!!
Tá de parabéns! Arrasou!
Beijo grande!
Josy

Rachel Rocha disse...

Lilika, cê não achou a Duna "dura" para faer blusa não? #dúvida

Paixão por Artesanato disse...

oi linda, estou maravilhada com tanta beleza que encontro sempre no seu blog, seus trabalhinhos recentes, sao lindos parabens amiga, vc é uma inspiração para mim, sou sua seguidora assidua te convido para sempre que puder dar me um visitinha, sempre que posso estou atualizando meu blog com novos trabalhos em croche principalmente.
bjao meu e do meu bebezinho Lucas

Marta Bee Happy Loureiro disse...

Ah, querida, ficou um escândalooooooooo, como sempre são os seus trabalhos! Te adoroooo!
Beijinhosssssssssss