.

.

.

Se você quiser compartilhar o que encontrar aqui, fique à vontade. A ideia é exatamente esta: divulgar o tricô, disseminar essa linda arte
manual. Honestamente, eu me sentirei lisonjeada.


Apenas peço que mencione a fonte e coloque o link do post ou do blog. Obrigada!


6 de janeiro de 2012

BLUSA ANA MARIA BRAGA EM TRICÔ

A frente da blusa


Gostei da foto divulgada no Facebook pela Vera Magnoni e fiz a receita compartilhada pela Florimar Marinho.


Ana Maria Braga durante o programa Mais Você
Ana Maria Braga durante o programa Mais Você




De tão parecido com o aspecto que o crochê dá para algumas peças, ninguém, de imediato, tinha certeza de que se tratava de tricô.

Como é feita a peça? Um super quadrado com um ponto simples e uma abertura  exatamente no meio da peça para fazer as vezes de uma gola bem aberta.

Editado em julho/2017:

Utilizei 3 novelos da Linha Duna, da Círculo e ag. 5mm. Adorei o fio, ele é fantástico para tricotar e tem boa elasticidade. Sou suspeita para falar, tenho paixão por fibras não sintéticas.

Obs: esta é uma peça plana, ou seja, uma peça para ser confeccionada com agulhas retas (utilizo agulhas circulares apenas por preferência pessoal, acho que são mais confortáveis).

Fiz minha blusa com 121 pontos. A peça ficou com 80 cm. de largura e 40 cm de comprimento.

Alterar as dimensões da blusa é bem tranquilo:

- se quiser mangas mais compridas, aumente o número de pontos (sempre número ímpar de pontos)

 e/ou

- se quiser a blusa mais comprida, aumente o número de carreiras. Neste caso, lembre-se de que se você aumentar, por exemplo, 5cm na parte do início do tricô até a gola, deve aplicar este aumento de 5cm na parte da gola até o fim da peça.
O ponto é denominado de Ajur Horizontal Inglês. Ele está no Manual 1300 pontos de Tricô. Quer conhecer outros pontos? Clique aqui: http://lilikatrico.blogspot.com/2011/07/manual-de-pontos-de-trico.html

Número ímpar de pontos (na receita original, o Ajur Horizontal Inglês requer número  par de pontos, mas coloquei número ímpar para não ficar com a primeira laçada de cada carreira voando...), sequência repetida de quatro carreiras, somente:

Car. 1: T
Car. 2: T
Car. 3: T
Car. 4: T, *L, MS*

Alterei essa sequência de 4 carreiras exclusivamente nas laterais da cava da gola. 
Assim, as 2 carreiras antes da cava foram tricotadas interamente em ponto tricô (ou seja, um cordão de tricô), assim como as 2 carreiras após a cava (mais um cordão de tricô). Lá no final do artigo explico os motivos desta pequena alteração.


LEGENDA COM LINKS PARA EXPLICAÇÕES MAIS DETALHADAS:

T - ponto tricô e cordões de tricô
L - laçada
MS - ponto mate simples
*  * - asteriscos nas receitas de tricô

Dica:
Se você não gosta de fazer ponto tricô e acha o mate simples complicado, pode fazer tudo em ponto meia, substituindo o mate simples por 2PJM (dois pontos juntos em meia), como o ponto do Cachecol COPAN.



Nesta foto: a manga em destaque


A parte das costas




Observe que, no modelo da blusa utilizada pela Ana Maria Braga durante o programa Mais Você, a largura da blusa é de cotovelo a cotovelo. A cava é de ombro a ombro. As mangas são costuradas de tal forma que a parte da cintura fique bem solta.

Para a minha blusa, fiz uma cava menor, aumentei a costura das mangas, e, consequentemente, a cintura ficou menor.


P.S - Fique à vontade para divulgar os artigos do blog, as minhas peças e as minhas fotos. 
A ideia é exatamente essa: divulgar o tricô, disseminar essa linda arte manual. Honestamente, eu me sentirei lisonjeada.
Apenas peço que mencione a fonte e coloque o link deste post ou do blog. Obrigada!

Agulha circular... melhor para a execução da peça

Repita a sequência de 4 carreiras até a altura desejada para a sua peça.

Defina a largura desejada para a gola...

... e prepara-se para arrematar pontos centrais proporcionais a essa largura...

Arrematei os pontos centrais em uma carreira...

... inseri o mesmo número de pontos na careira seguinte... siga tricotando a mesma sequência de quatro carreiras, observando que o número de carreiras até a gola deve ser exatamente o mesmo entre a gola e o final da peça.

Observe que, nas laterais da cava da gola, não fiz a carreira com laçadas. Pensei em tricotar assim por três motivos:
- destaque para a parte da peça referente aos ombros;
- delimita melhor a abertura da cava e deixa os pontos firmes;
- ficará com a apresentação muito semelhante à parte das costuras, proporcionando simetria à peça. Como é uma peça única, sem costuras de frente e costas,

Precisando de maiores detalhes para fazer a abertura horizontal da gola, clique aqui.


A costura da blusa


A costura da blusa



18 comentários:

http://amiltisraquel.blogspot.com/ disse...

Lilika querida,adorei a sua blusa.Ficou lindíssima.Vai para minha lista de projetos futuros

Luluamô disse...

LINDA!
Quero muito fazer uma para mim. Tô iniciando no tricô.
Tava pensando em me aventurar pelas fotos da globo.com, mas com sua receita, pronto! Resolvido! Se eu fizer te conto!

Maga.Mega.e.Fios ~> CrOcHê disse...

Oiee vim conhecer o seu blog e adorei, já estou te seguindo e aproveito para te convidar a vir conhecer o meu cantinho!!
Fique com Deus

bjão
Cássia

Com amor, Cinthia disse...

Lilika,simplesmente tudo a sua blusa e sua explicação.Desse jeito eu vou me aventurar no tricô novamente e fazer uma para mim.
Estou sempre aqui de olho em tudo!
Beijos

Toninha Miranda disse...

Amei amiga!!!muito legal essa receita,bjs.

Glauci Melo disse...

lindo, lindo, lindo!!!! parabéns.bj

amiga zilda disse...

parabens amiga ,como sempre seus trabalhos bjsssssss..
zilda regina mineira de BH

colete da camila disse...

Lilika, minha linda!!
Compartilhei no meu orkut, tem algum problema, pois lá as fotos ficam, rsrsrs, A blusa ficou maraaaaaaaaaaavilhosa.
Bjus
GU

Josy Queiroz disse...

Q lindo Lilika!!!
Tá de parabéns! Arrasou!
Beijo grande!
Josy

Luluamô disse...

Lilika, cê não achou a Duna "dura" para faer blusa não? #dúvida

Regina L. M. disse...

oi linda, estou maravilhada com tanta beleza que encontro sempre no seu blog, seus trabalhinhos recentes, sao lindos parabens amiga, vc é uma inspiração para mim, sou sua seguidora assidua te convido para sempre que puder dar me um visitinha, sempre que posso estou atualizando meu blog com novos trabalhos em croche principalmente.
bjao meu e do meu bebezinho Lucas

Marta Bee Happy Loureiro disse...

Ah, querida, ficou um escândalooooooooo, como sempre são os seus trabalhos! Te adoroooo!
Beijinhosssssssssss

Alice Martelo disse...

Olá, encontrei o link do seu blog no facebook e vim conhecer.
Adorei e já estou seguindo viu.
Também adoro tricotar e tenho lá no meu cantinho algumas receitas.
adoraria receber a sua visita.
Beijinhos de Portugal
Maria
http://mimosdemae.blogspot.com

Gisela disse...

Oi Lilika, linda peça, como todas as outras aliás!!!!
Saudade de vc, ainda não fiz um blog, acredita??
Esse ano eu tomo providências kkkkkk
Bjooooooo

Cecília/vila de idéias disse...

Adorei conhecer seu blog.Obrigada por fornecer a receita,vou fazer,esta linda blusa,e vou te seguir sempre.Visite meu cantinho no FB. "Vila de idéias"
Bj,
Cecília

Helena Benatti disse...

Estou fazendo esta blusa e achei o avesso muito bonito. Vc acha que ela pode ser usada pelo avesso?

Anônimo disse...

Estava procurando uma blusa com ponto furadinho e achei a sua a mais linda, além de muito bem explicadinho!! Já estou fazendo a minha, com fio Anne duplo, tá ficando linda!! Obrigada!
Luci

Claudia disse...

Obrigada pela receita e pelas fotos! Estava procurando uma blusa desse tipo pra fazer com fio metalizado e adorei a sua! Vou tentar fazer!
Um grande abraço!