.

.

.

Se você quiser compartilhar o que encontrar aqui, fique à vontade. A ideia é exatamente esta: divulgar o tricô, disseminar essa linda arte
manual. Honestamente, eu me sentirei lisonjeada.


Apenas peço que mencione a fonte e coloque o link do post ou do blog. Obrigada!


27 de julho de 2017

MARCADORES DE PONTOS



O que são marcadores de ponto?
Marcador de pontos é um 'bichinho' que você colocará na agulha de tricô para separar os seus pontos.
 
Em inglês, stitch markers. Se encontrar abreviação "pm" (place marker) ou "sm" (slip marker) na sua receita em inglês, já sabe que precisa colocar um marcador de ponto na indicação.

Pode ser uma argolinha específica denominada "marcador de pontos" ou você mesma pode pegar um fio diferente e fazer a marcação (basta fazer uma argolinha dando nozinhos no fio). 

Sustentabilidade? É possível transformar clipes, pingentes para celular, bijouterias em marcadores. Eu uso argolinhas de fios diferentes, por causa daquele meu probleminha com fios que comentei no post anterior (se o rótulo de papel já é complicado, imagine um amontoado de pontas de metal, hahahaha.

Essa almejada separação dos pontos facilitará seu trabalho, evitando que você se perca na contagem dos pontos e das sequências nas carreiras.

Alguns fabricantes de produtos para tricô e crochê desenvolveram inúmeros formatos e tamanhos, mas a finalidade é única: separar pontos.


Estojo da Clover com marcadores de tamanhos diferentes


Colete de Tricô




É possível fazer uma separação única de pontos, como por exemplo o início de uma peça circular ou o isolamento de um ponto fantasia. Nas imagens do colete, foi possível individualizar os pontos fantasias com dois marcadores (separação única do ponto fantasia em relação às bordas laterais do coletinho).

Também é possível fazer várias separações de pontos na mesma peça. Supondo que a sua receita tenha muitas variações de pontos com laçadas ou que cada sequência tenha um número muito grande de pontos, ou pior, enorme número de pontos com muitas variações, você pode separar cada sequência com um marcador.

Eu gosto de fazer diversas separações, mesmo quando o número de ponto nem é tão grande assim em uma sequência.

Nas receitas, geralmente uma sequência de pontos que será repetida várias vezes no decorrer da carreira (na peça plana) ou da volta (na peça circular) é representada por asteriscos (**).

Na prática, ou seja, na "peça concreta", aquela palpável, quando a respectiva receita tem uma certa sequência de pontos repetida muitas vezes em uma mesma carreira/mesma volta, isolamos cada sequência utilizando marcadores.

Posso dizer então que os asteriscos da receita podem ser abduzidos para a peça tricotada e lá podem ser representados por marcadores? Sim, exatamente isso!

Na imagem abaixo, vemos uma peça circular com dezenas de pontos separados com alguns marcadores.



É uma gola cujo ponto fantasia é formado por uma sequência de dez pontos na primeira volta. Assim,cada sequência de *dez pontos* será repetida até o término da volta.

A *sequência de 10 pontos* permanece nas outras voltas.

O marcador feito com fio vermelho indica o início da volta, ou seja, aqui ele está separando o primeiro do último ponto da volta que está sendo tricotada.

Os marcadores feitos com fio amarelo (mais claros que a tonalidade da peça) separam uma sequência [de pontos] da próxima repetição; assim, a volta ficou colorida, rs, com 10 pontos, marcador amarelo, 10 pontos, marcador amarelo, 10 pontos, marcador amarelo...

Aqui no exemplo são dez pontos em uma volta de 70 ou 80 pontos. Imagine uma manta ou um xale com 240 pontos e *sequência de 20 pontos*: se colocado um marcador a cada 20 pontos, será mais fácil encontrar um eventual errinho no meio de 20 pontos do que tentar localizá-lo após perceber o problema no final da carreira gigantesca.

Bom tricô!


P.S - já tinha falado um pouquinho sobre os marcadores no post do Colete de Tricô.

Como há link para aquele artigo em diversas publicações do blog, transcrevi este texto lá.

Colete de Tricô











Nenhum comentário: