.

.

.

Se você quiser compartilhar o que encontrar aqui, fique à vontade. A ideia é exatamente esta: divulgar o tricô, disseminar essa linda arte
manual. Honestamente, eu me sentirei lisonjeada.


Apenas peço que mencione a fonte e coloque o link do post ou do blog. Obrigada!


19 de setembro de 2012

O MEU SAPATINHO PREFERIDO (Sapatinho Francês)




Em julho de 2011 (nossa! Parece taaaanto tempo!!!!), eu ainda não sabia fazer sapatinhos e estava apaixonada pelos "CR", par lindinho que encontrei navegando no Youtube.

Esta foi uma época especial porque participei do primeiro encontro de Tricô, conheci a admirável Vitoria Quintal, assim, o 25.6.11 foi marcante. Lá conheci a Tati e sua mãe, duas pessoas muito legais.

Dias depois, a Tati me enviou uma receitinha da Cintia Caldas, e tricotei um roteirinho bem legal que dá para usar para os CR (na parte das diminuições, para fazer o peito do pé). A receitinha e as fotos do sapatinho da Cintia Caldas estão neste artigo do dia 13.9.11... sim, há mais um ano, rsssss.

Também sou conhecida como "a tricoteira dos sapatinhos de bebês" graças à minha predileção por esta especial peça de tricô. E dentre todos os sapatinhos que já fiz,  os "CR" ainda são os meus queridinhos.

Sei que já contei esta história antes, perdoem a minha nostálgica lembrança do quanto aprendi tricô pelos deliciosos vídeos, tutoriais digitais e paciência de quem está na internet. Vai aí mais um incentivo para quem quer aprender a tricotar sem aulas presenciais.

No post de setembro de 2011, já havia postado o vídeo dos "CR", agora, seguem algumas dicas que troquei na net sobre o par após ver e rever dezenas de vezes o vídeo. Ahhhhh, tenho que destacar a música maravilhosa do vídeo:


Observações:
- deve ter sido feito com ag. 2mm ou 2,5 pra ficar com 3 carreira pra cada gomo, mas eu 

usei ag. 3mm e fui variando, ora fazia com 2 ou 3 carr. Utilizei o fio Cisne Super Bebê.


- 9p por 36 carreiras em ponto tricô (ou 18 cordões de tricô) para iniciar o sapatinho pela sola;



- aumenta 22p de cada lado


- faz ponto gomo 3x, ou seja, repete 3x sequência de carreiras: 

Car.1: T,

Car.2: M,

Car.3: T,

Car.4: T,

Car.5: M,

Car.6: T

- para o peito do pé,  trabalha 9p centrais, repetindo o ponto gomo 2x até ficar com 16p 

de cada lado

- uma carreira de trico

- passa fica: carreira com 2pjt e 1L

- caninho de ponto barra 1x1 ou 2x2




Só consegui desvendar o que era trabalhar os 9 pontos centrais, naquela época, com a ajuda do vídeo da blogueira Carol, a única diferença é trabalhar o ponto gomo substituindo o ponto meia:

Por uma incrível coincidência, após nosso post do dia 13.9.11, a querida Claudia Maria apresentou um sapatinho de bebê com o mesmo desenho do "CR" lá no programa Arte Brasil. O bom dessa história é que temos mais um vídeo com todos os detalhes desse meu preferido sapatinho de bebê:



Com todos estes vídeos e detalhes, fica fácil tricotar este sapatinho de bebê... só restará saber se ele se tornará o seu preferido também,rs.

P.S - Se você quiser compartilhar o que viu aqui, fique à vontade. A ideia é exatamente essa: divulgar o tricô, disseminar essa linda arte manual. Honestamente, eu me sentirei lisonjeada.
Apenas peço que mencione a fonte e coloque o link desse post ou do blog. Obrigada!

7 comentários:

rosana disse...

oh querida....eu acho que comecei na mesma epóca que vc e quando vo este sapatinho "CR"..fiquei tão apaixonada que todos os dias eu via ele antes de dormir,pois gravei ele em meu celular, e tentando desvendar como era feito,rsrsrs...e a a musica então é td de bom né..adorooooo!!!...ja o sapatinho azul encontrei na net tbm......adoro a explicação....o da claudi maria eu vi esses dias...nossa amoo sapatinho vc sabe né...ja fiz tantos...olha eu aqui toda melosa tbm...mas é muito bom recordar...bjinhos querida..adorei o seu post.

Amiltis disse...

Lindo Lilika , amei.
Bjos, saudades.

Vitória Cardia disse...

Oi Lilika,
Eu sou mais uma que esta aprendendo trico pela internet,realmente estes videos são otimos
Um dia Serem uma verdadeira tricoteira se Deus quiser e com ajuda de pessoas como voce que sempre esta compartilhando o que sabe.
beijos Ass: Vitoria

TatipontoX disse...

quanta saudades...aconteceu tanta coisa,mas sempre visito seu blog, parabens...precisamos conversar,beijos
Tati

rosana disse...

Oieeee.."Eis que a primavera ja chegou,"Onde há impossibilidade,ali há esperança"......(....mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim,"Filipenses 3:12 -13").....Vamos começar de novo e de novo,nascer de novo sempre."Novo": no grego significa que "vem de cima",então existe alguem,um Deus que nos ama.E é de cima que virá o "novo"....bjinhos Rô..boa semana

TatipontoX disse...

oi que saudades, faz tempo...tanta coisa aconteceu, precisamos conversar, beijos Tatiana

Marcia disse...

Adorei esse modelo, vou testar, obrigada por compartilhar.
bjs