.

.

.

Se você quiser compartilhar o que encontrar aqui, fique à vontade. A ideia é exatamente esta: divulgar o tricô, disseminar essa linda arte
manual. Honestamente, eu me sentirei lisonjeada.


Apenas peço que mencione a fonte e coloque o link do post ou do blog. Obrigada!


5 de outubro de 2017

SAPATINHO ENVELOPE PARA ADULTOS










Este é um par de sapatos que requer quatro quadrados perfeitos de tricô e nada mais é do que a releitura do sapatinho para bebês.


Modelo para bebê

 Por falta de criatividadem tem também o modelo dos sapatinhos para bebês quase sem costuras:



Modelo para bebê - quase sem costuras


Para este par de sapatos para adultos, eu fiz os quadradinhos utilizando a receita do quadradinho perfeito de tricô  (veja meu post sobre ele aqui).

Esta é uma peça plana, ou seja, uma peça para ser confeccionada com agulhas retas (utilizo agulhas circulares apenas por preferência pessoal, acho que são mais confortáveis).

Meu tricô:
Utilizei agulha 4 mm e cada quadrado perfeito foi iniciado com 85 pontos.
A composição do fio é 100% acrílico, o fabricante indica a utilização de agulhas 4 mm.
Ideal para tamanhos de 36 até o número 40.

A COSTURA:

 
Muito importante: para que um sapato fique igual ao outro, defina onde ficarão as diagonais marcadas dos quadradinhos (resultado das diminuições de ponto no centro da peça). Aqui os quadrados da parte de baixo da foto estão com as diagonais na vertical e os quadrados da parte de cima estão na horizontal.
 
Para ficar mais didático coloquei fios de outras cores para indicar as partes que serão costuradas. Vamos começar a costura unindo os três vértices com o fio rosa.

Depois de unidos e costurados os 3 pontos rosa, o quadrado ficará assim.

Lembra as laterais com fios amarelo e verde? Vamos unir os pontos das laterais, amarelo com amarelo. Depois, verde com verde.

Prontinho! O quadrado da parte de baixo da figura formou o envelope que dá nome à peça. Agora vamos unir as pontas dos dois quadrados (vértices com a bolinha branca)
 
Agora é hora de unir as pontas das laterais do quadrado lá de cima com o ponto rosa no centro do quadrado daí de baixo. Em seguida, unir os pontos ao lado do fio vermelho e depois, os pontos do fio laranja. Está pronto o sapatinho.







Nenhum comentário: