.

.

.

Se você quiser compartilhar o que encontrar aqui, fique à vontade. A ideia é exatamente esta: divulgar o tricô, disseminar essa linda arte
manual. Honestamente, eu me sentirei lisonjeada.


Apenas peço que mencione a fonte e coloque o link do post ou do blog. Obrigada!


15 de abril de 2012

Presto Chango by Valerie Wallis






Fiz este belíssimo casaquinho para um bebê de 6 meses. Se precisar adaptar para um ano ou dois anos, clique aqui. Só um lembrete: as medidas nesse link estão em polegadas, então, para fazer a conversão, lembre-se de que 1 polegada = 2,54 centímetros.

Na receita original, é indicada a agulha 5mm para todos os tamanhos e medidas, a mesma que eu também utilizei. Para o meu casaquinho, usei o fio Cisne Elegance.


Início - costas:
Inserir 36 pontos na agulha.
Carreiras 1 a 5: trabalhar em ponto arroz.
Car. 6: tudo em ponto tricô. Aumente 5 pontos durante toda a carreira (um aumento a cada 7 pontos).
Car. 7 : tudo em ponto meia.
Continue tricotando as carreiras pares em ponto tricô e as carreiras ímpares em ponto meia até que a peça tenha aproximadamente 15cm.

Adicione as manguinhas:
Insira 24 pontos de uma única vez no início de uma carreira.
No início da próxima carreira, insira mais 24 pontos.
Você ficará com 89 pontos.
Siga tricotando em ponto arroz nos 3 primeiros pontos e 3 últimos pontos). Entre os pontos arroz, no lado direito da peça, faça tudo em ponto meia; no lado avesso, faça tudo em ponto tricô.
Siga tricotando assim até a peça medir 23cm do início da peça.
A seguir, em uma carreira do lado direito: Inicie em ponto arroz (3 pontos), tricote 29 pontos em ponto meia, 25 pontos em ponto arroz, 29 pontos em ponto meia, termine com ponto arroz (3 pontos).
Faça esta carreira mais 4 vezes, observando que no lado direito, os 29 pontos são tricotados em ponto meia, mas, no lado avesso, são tricotados em ponto tricô.


Abertura do pescoço
Siga fazendo 3 pontos em ponto arroz  do punho, 29 pontos, 4 pontos em ponto arroz. Arremate 17 pontos, faça mais 4 pontos em ponto arroz, 29 pontos e 2 pontos em ponto arroz do outro punho. Deixe os 36 pontos iniciais à espera.
Siga tricotando uma manga mantendo o ponto arroz no punho da manga (3 pontos) e na borda da gola (4 pontos), e no meio delas, faça os 29 pontos em ponto meia (lado direito) ou ponto tricô (lado avesso).
Faça isso até a peça medir 35.5cm do seu início.

Parte da frente
Arremate 24 pontos do fim da manguinha (os 3 pontos do punho em ponto arroz + 21 pontos). Ficarão 12 pontos restantes.
Esses 12 pontos serão tricotados assim: 8 em ponto meia (lado direito) e ponto tricô (lado avesso), mantendo os 4 pontos de borda em ponto arroz por 13 cm a partir do arremate da manguinha.
Na próxima carreira, faça toda a carreira em ponto arroz (faça 2 pontos juntos no início desta carreira e siga tricotando em ponto arroz).
Faça mais 4 carreiras em ponto arroz e arremate.

Faça tudo igual para aqueles 36 pontos que ficaram à espera.


Painel frontal:

Insira 24 pontos na agulha.
Faça 5 carreiras em ponto arroz.
Para as bordas, faça 4 pontos em ponto arroz no início da sexta carreira, siga tricotando em ponto tricô e termine com 4 pontos em ponto arroz.
Mantenha as bordas em ponto arroz (4 pontos de cada lado) e faça o ponto fantasia até que a peça tenha 15 cm. Finalize a peça com 5 carreiras em ponto arroz.

O ponto fantasia está aqui.

*** Na terceira carreira e a cada 12 carreiras (15a., 27a., 39a.), faça casinhas para os botões, nos dois lados da carreira.
*** Para fazer a casinha do botão, tricote 2 pontos em ponto arroz, 2 pontos juntos, uma laçada... e termine com 2 pontos juntos, uma laçada e 2 últimos pontos em ponto arroz.



8 comentários:

Mónica Martinho disse...

É tão lindo!
Ficou fabuloso!

Bjs

Mónica

Luciana DeVito disse...

Que fofo, e super elegante!!!!!

Fatima Gouveia disse...

Muito bonito! parabéns, e obrigada pela receita.
Um beijinho da Mifá

Anônimo disse...

Lilika amei o casaquinho, assim que tiver tempo farei um! Estoumorrendo de saqudades, qdo vc vaiaparecer?

Artesanato diversao e prazer disse...

Que gracinha , morro de vontade de fazer, mas não tenho muita intimidade com as agulhas de trico. quem sabe um dia rsrs. parabens

Fatima Gouveia disse...

Lilika, estou a tricotar o seu casaquinho, mas cheguei á parte frontal e não tem a receita do ponto, será que me pode enviar para o meu mail? mfatimag@sapo.pt.
Um beijinho, e obrigada
Mifá

Vovó Luzia disse...

Vou fazer este sonho de consumo há vou

Márcia disse...

Lindo e muito fofo!
Obrigada pela receita.
Bjus