.

.

.

Se você quiser compartilhar o que encontrar aqui, fique à vontade. A ideia é exatamente esta: divulgar o tricô, disseminar essa linda arte
manual. Honestamente, eu me sentirei lisonjeada.


Apenas peço que mencione a fonte e coloque o link do post ou do blog. Obrigada!


25 de abril de 2012

TRICÔ COLETIVO DO GRUPO - TCG FREYA - post 1/11



Mais um Tricô Coletivo do Grupo lá no Facebook... dessa vez, é uma receitinha traduzida parao espanhol pela Nanny Barbosa e para o português pela Marta Loureiro - blog Abelhinha Criativa.

Escolhi tricotar o xale utilizando o fio Camila Fashion verde e agulha circular 4mm.

15 de abril de 2012

Presto Chango by Valerie Wallis






Fiz este belíssimo casaquinho para um bebê de 6 meses. Se precisar adaptar para um ano ou dois anos, clique aqui. Só um lembrete: as medidas nesse link estão em polegadas, então, para fazer a conversão, lembre-se de que 1 polegada = 2,54 centímetros.

Na receita original, é indicada a agulha 5mm para todos os tamanhos e medidas, a mesma que eu também utilizei. Para o meu casaquinho, usei o fio Cisne Elegance.


Início - costas:
Inserir 36 pontos na agulha.
Carreiras 1 a 5: trabalhar em ponto arroz.
Car. 6: tudo em ponto tricô. Aumente 5 pontos durante toda a carreira (um aumento a cada 7 pontos).
Car. 7 : tudo em ponto meia.
Continue tricotando as carreiras pares em ponto tricô e as carreiras ímpares em ponto meia até que a peça tenha aproximadamente 15cm.

Adicione as manguinhas:
Insira 24 pontos de uma única vez no início de uma carreira.
No início da próxima carreira, insira mais 24 pontos.
Você ficará com 89 pontos.
Siga tricotando em ponto arroz nos 3 primeiros pontos e 3 últimos pontos). Entre os pontos arroz, no lado direito da peça, faça tudo em ponto meia; no lado avesso, faça tudo em ponto tricô.
Siga tricotando assim até a peça medir 23cm do início da peça.
A seguir, em uma carreira do lado direito: Inicie em ponto arroz (3 pontos), tricote 29 pontos em ponto meia, 25 pontos em ponto arroz, 29 pontos em ponto meia, termine com ponto arroz (3 pontos).
Faça esta carreira mais 4 vezes, observando que no lado direito, os 29 pontos são tricotados em ponto meia, mas, no lado avesso, são tricotados em ponto tricô.


Abertura do pescoço
Siga fazendo 3 pontos em ponto arroz  do punho, 29 pontos, 4 pontos em ponto arroz. Arremate 17 pontos, faça mais 4 pontos em ponto arroz, 29 pontos e 2 pontos em ponto arroz do outro punho. Deixe os 36 pontos iniciais à espera.
Siga tricotando uma manga mantendo o ponto arroz no punho da manga (3 pontos) e na borda da gola (4 pontos), e no meio delas, faça os 29 pontos em ponto meia (lado direito) ou ponto tricô (lado avesso).
Faça isso até a peça medir 35.5cm do seu início.

Parte da frente
Arremate 24 pontos do fim da manguinha (os 3 pontos do punho em ponto arroz + 21 pontos). Ficarão 12 pontos restantes.
Esses 12 pontos serão tricotados assim: 8 em ponto meia (lado direito) e ponto tricô (lado avesso), mantendo os 4 pontos de borda em ponto arroz por 13 cm a partir do arremate da manguinha.
Na próxima carreira, faça toda a carreira em ponto arroz (faça 2 pontos juntos no início desta carreira e siga tricotando em ponto arroz).
Faça mais 4 carreiras em ponto arroz e arremate.

Faça tudo igual para aqueles 36 pontos que ficaram à espera.


Painel frontal:

Insira 24 pontos na agulha.
Faça 5 carreiras em ponto arroz.
Para as bordas, faça 4 pontos em ponto arroz no início da sexta carreira, siga tricotando em ponto tricô e termine com 4 pontos em ponto arroz.
Mantenha as bordas em ponto arroz (4 pontos de cada lado) e faça o ponto fantasia até que a peça tenha 15 cm. Finalize a peça com 5 carreiras em ponto arroz.

O ponto fantasia está aqui.

*** Na terceira carreira e a cada 12 carreiras (15a., 27a., 39a.), faça casinhas para os botões, nos dois lados da carreira.
*** Para fazer a casinha do botão, tricote 2 pontos em ponto arroz, 2 pontos juntos, uma laçada... e termine com 2 pontos juntos, uma laçada e 2 últimos pontos em ponto arroz.



1 de abril de 2012

Quick Knit Baby Shrug by Natalie Haban






Segundo a designer desta linda peça, este é um tamanho para um bebê de 18-24 meses.

Utilizei agulha 6mm e fio Cisne Atena.

Insira 45 pontos e faça ponto barra 1x1 por 3 carreiras.

Quarta carreira (lado avesso): um ponto sem fazer, 2M, 6T, marcador, 7T, marcador, 13T, marcador, 7T, marcador, 6T, 3M.

Quinta carreira (aumentos no lado direito): um ponto sem fazer, 2M, *ponto meia até o penúltimo ponto antes do marcador, faça um KFB no penúltimo ponto e um ponto meia no último ponto antes do marcador, passe o marcador para a agulha direita, faça um ponto meia, faça um KFB no segundo ponto após o marcador e siga fazendo ponto meia*. Faça o que estiver entre os asteriscos mais 3 vezes, e, após o último marcador, siga com ponto meia.

Atualização da tradução com errata em 15/abril, ou seja, no segundo ponto antes e DEPOIS de todos os marcadores, teremos um KFB ( e não somente antes do marcador, como equivocadamente mencionei na primeira edição do texto). Peço desculpas às amigas que tiveram problemas com a receita  e agradeço à Carolina Salles pelo toque. Bjs.



Veja o qua significa asterisco aqui.

Sexta carreira: um ponto sem fazer, 2M, ponto tricô até os 3 últimos pontos (termine com 3 pontos meia).

Sempre inicie todas as carreiras com um ponto sem fazer.

Repita as carreiras  5 e 6 por pelo menos 9 a 11 vezes (eu repeti 9 vezes).

Depois das repetições, faça as 3 próximas carreiras com uma única diferença: entre o primeiro e o segundo marcador, faça ponto barra 1x1 (parte de uma manga). Faça ponto barra 1x1 também entre o terceiro e o quarto marcador (a outra manga).

Arremate os pontos das manguinhas na próxima carreira, ou seja, somente os pontos que estão entre o primeiro e o segundo separadores - e entre o terceiro e quarto separedores.

Continue trabalhando em ponto tricô no lado avesso e em ponto meia no lado direito - faça isso por mais 5 ou seis vezes.

Observação: na primeira carreira após os arremates das manguinhas, faça 2PJM (2 pontos juntos em meia) para unir os pontos que estão ao lado dos arremates. Assim, sua peça permanecerá inteiriça.

Faça mais 3 carreiras em ponto barra 1x1 e arremate.

Início da peça: 3 carreiras em ponto barra 1x1

Aumentos do lado direito (ponto meia)

Os marcadores - entre o primeiro e o segundo marcador temos a primeira manguinha e entre o terceiro e o quarto marcador, temos a outra manguinha

Ponto barra 1x1 entre o primeiro e o segundo marcador e entre o terceiro e o quarto marcador (ponto meia nas demais partes da peça)

Arremate os pontos das partes referentes às manguinhas

Faça 2 pontos juntos para unir as extremidades dos pontos arrematados. A peça ficará inteiriça novamente. Siga tricotando até o tamanho desejado e termine com 3 carreiras de ponto barra 1x1.